top of page

IVO POLETTO é filósofo e cientista social. Trabalha atualmente como Assessor Educacional no Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, que articula movimentos, entidades e pastorais sociais em torno da defesa dos direitos sociais da população afetada pelas mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. Anteriormente, entre 1975 e 1992, foi o 1º Secretário Executivo da Comissão Pastoral da Terra; de 1993 a 2002, foi Assessor da Cáritas Brasileira; em 2003 e 2004 foi membro da Equipe de Mobilização Social do Programa Fome Zero, do Governo Federal do Brasil – e sobre este período escreveu o livro Brasil: oportunidades perdidas – Meus dois anos no Governo Lula, publicado pela Ed. Garamond, RJ, em 2005.   

Dr. Roberto Romano da Silva. Formado em Filosofia na USP. Pós graduação na USP. Pós graduação e doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, na área de Filosofia Política (orientador Dr. Claude Lefort). Livre docência, Adjunção e Titulação pela Unicamp em concursos públicos de provas e títulos. Foi presidente da Comissão de Perícias da Unicamp, integrou o Conselho Universitário e a Comissão de Avaliação da Unicamp. Foi vice diretor da Faculdade de Educação. Publicou vários livros em autoria própria e coautoria. Publicou vários artigos especializados e também dirigidos ao público amplo. Orientou 37 teses, entre doutoramentos e mestrado na Unicamp.

O Dr. José Alcimar de Oliveira é graduado em Filosofia e Teologia Pastoral pelo Instituto Superior de Filosofia e Teologia (1982), em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1985), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e Doutor em Sociedade e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas, tendo defendido a tese em 20 de dezembro de 2011. O título da tese é IGARA, UKA, MAKIRA IRÚMU: epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos. Os termos do título em nheengatu Igara, uka, makira irúmu significam a canoa, a casa e a rede.

Luiz Fernando de Souza Santos possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1995) e mestrado em Programa de Pós Graduação Natureza e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2002). É professor da Universidade Federal do Amazonas, no Departamento de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Meio Ambiente, pensamento social e teoria sociológica. Atualmente é doutorando em Sociologia na UNICAMP, onde desenvolve pesquisa de Tese sobre o encontro entre a Amazônia e o marxismo brasileiro da Escola Sociológica Paulista.

bottom of page